Sos Roncador

Roncador, 29/05/2016

Vigilância durante os jogos vão custar ao município mais de quatro mil reais

A Prefeita Perotta vai gastar com vigilância e segurança nas escolas que servem de alojamento para os atletas que participarão do 63° jogos escolares, a importância de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais).

Interessante, que a vigência segundo o extrato do contrato administrativo nª° 23/2016, vai de 24 de maio de 2016 até 31 de dezembro de 2016.

Contrato longo para jogos de poucos dias.

 

Prefeita dobra o serviço para o Marcio Malamin

Na edição do diário oficial do dia 25, a Prefeita de Roncador sem dó nem piedade, dobrou o período do servidor Marcio Malamin, que ocupa o cargo de Professor de Educação Física. Confira!

 

Convocação para audiência pública dia 30 – oportunidade!

Uma grande oportunidade de se fazer questionamentos sobre os recursos aplicados na saúde de Roncador, do cumprimento das metas fiscais, dos recursos destinados a educação, bem como da aplicação nas infra estrutura e melhorias da área urbana, do que é destinado pela Secretaria de Agricultura na melhoria de vida dos agricultores, enfim, o que é feito com o dinheiro público municipal.

É uma grande oportunidade de o povo participar e esperamos que o Presidente da Comissão deixasse a população participar a vontade, já que se trata de uma audiência pública, onde deve ser debatido alem do orçamento e das metas, ser ouvido o povo quanto ao cumprimento destas, já que é de conhecimento que bairros sofrem por falta de galerias, a saúde tem diversos problemas até mesmo relacionado ao atendimento médico, no setor de obras, as maquinas não estão dando conta dos serviços públicos de melhorias nas estradas, entre tantos outros assuntos que o povo quer perguntar, mas tem medo de perseguições políticas.

Certamente a Prefeita e os Secretários deverão estar presentes, e este é o momento de se perguntar.

Esperamos que a Prefeita esteja em Roncador e não em Curitiba, para onde ela gosta de viajar a “trabalho”, como sempre diz.

Confira abaixo a data e o local da audiência.

 

Beneficiarias tem 60 dias para voltar a morar na casa

É esta a informação que está no edital do Jornal Tribuna do Interior deste fim de semana, onde o Conselho Municipal de Assistência Social publicou a Resolução 019/2016, em que numa distinta reunião com os Conselheiros, teria sido deliberado e aprovado em reunião extraordinária, que as beneficiárias Maria Campagnucci e Maria Joana Batista tem sessenta dias para retornar, ou melhor, voltar a residir na casa do Programa Sub 50.

Na resolução não diz o que vai acontecer com as beneficiarias, caso elas não voltem a morar naquelas casas.

 

Programas políticos nas rádios parece série de novelas

Um ponto de vista um tanto quanto meio que politiqueiro é o que se percebe nos sábados, em alguns programas de rádios que vão ao ar, onde políticos puxam a sardinha para seu lado e o povo que agüente ouvir, as vezes com credibilidade, as vezes, só com abobrinhas.

O que é certo, é que de um lado a Rádio Princesa AM e de outro a Rádio Nova FM e ambas no inicio dos programas, vem uma vinheta que diz que os programas são de responsabilidade de seus idealizadores, ou seja, são programas de terceiros e estão fora da grade normal das rádios.

Ocorre que nestes programas, um puxa para o lado da situação, dizendo que está tudo as mil maravilhas e que Roncador é a cidade mais bem administrada, enquanto do outro lado, houve-se falas de que Roncador tem falhas e que estas comprometem o desenvolvimento.

Porque os bastidores dizem que a rádio é da família da Prefeita?

Não se de onde sai esta informação, que parece ser uma inverdade, já que uma pesquisa rápida ao quadro de sócios administradores da Rádio Princesa de Roncador – ME, pelo CNPJ Nr. 80.597.925/0001-09, é fácil constatar que quem são os donos, seriam Antonio Helio Cárdia e Kassimélia Pupio Pontara, esta última Sócia administradora.

Quem tem procuração para administrar atualmente é o Adilson Vieira, mas burburinhos que vem de pessoas ligadas a administração, insistem em dizer que o ex-prefeito é quem tem o poder.

E agora, fica ai um “PORQUE?” no “ar”.

 

A vida de um político é sempre viver rodeado de pessoas, certo?

Pois é! Nem sempre é assim e as imagens que chegaram ao blog nesta tarde, registram um momento um tanto quanto de solidão de um pretenso pré candidato a Prefeito ou mesmo a Vice Prefeito, o Mario Choptian.

A imagem foi registrada em um evento público, ou seja, no almoço do Circuito de Bike Roncador PR, que foi promovido por: Rotary Clube de Roncador, Equipe RoncaBike, Equipe Roncatrilha, Organização e direção Vou de Bike e Secretária M. Esportes, no Salão São Pedro neste domingo dia 29.

 

 

Roncador, 25/05/2016

Presidente do Legislativo botou ordem na casa nesta ultima sessão

A iniciativa do Vereador Esmael Veloso (PPS) na ultima Sessão do dia 24, é de ser registrada, já que ele teve atitude ao colocar ordem na casa, principalmente na hora da fala dos Vereadores, ao final da sessão no uso livre da palavra.

Ocorre que um entrevero sobre esclarecimentos sobre a ultima sessão, onde foi rejeitada o pedido de investigação em relação ao Vereador Ronaldo, o Leka teve de advertir o Vereador José Campos, que tentou no grito intervir na fala do Presidente, que usou inclusive a campanhia.

O Vereador Leka, chegou a dizer que foram três processos de CEI (Comissão Especial de Investigação) arquivados pelo mesmo motivo, erro na admissibilidade, e que neste ínterim, alguns vereadores pegaram diárias para ir a Curitiba para fazer um curso justamente neste assunto, mas que pelo jeito, de nada valeu o dinheiro investido pela Câmara, já que alguns vereadores parece que não aprenderam nada, segundo deu para entender as palavras do Leka.

Vale mesmo é o registro, da atitude do Leka que na Sessão desta terça botou ordem na casa e colocou alguns vereadores para pensar o que é respeito.

 

VEREADOR DESPEITADO

O Leka parecia que estava mesmo despeitado, o qual inclusive citou um radialista que vem desafiando para participar de um programa, o qual aceitou de pronto e disse que no próximo sábado vai estar na rádio defendendo a Câmara e falando dos ultimos acontecimentos.

 

Vereador Edson cobra por falta de serviço em trezentos metros de estrada

Isto mesmo, trezentos metros de estrada, que sem motivos aparentes foi deixado de fazer na localidade de Jararaca, no acesso aos aviários.

Ocorre que segundo o Vereador Edson José Pietroski, aliado da Prefeita Perotta, relatou na ultima sessão ordinária desta terça-feira (24) que as maquinas até que fizeram um bom serviço naquela via, mas deixaram um pequeno trecho sem cascalhar e agora, quando chove é necessário arrastar os caminhões que levam rações e buscam os ovos, sem falar na dificuldade dos carros baixos passarem pelo local em dias de chuva.

Por isto, ele fez este questionamento e pediu o encaminhamento de requerimento para Ilustre Perotta, para que a mesma tome atitude quanto ao caso o mais urgente possível, já que é um pequeno trecho de estrada e que traz um grande transtorno para que a usa.

 

 

Roncador, 23/05/2016

Depois de um atraso, a limpeza começou

Após o Município ter anunciado que iria recolher os entulhos da cidade na semana passada, finalmente nesta segunda vimos barulhos das maquinas trabalhando nas ruas da cidade.

O recolhimento de entulho está se dando por conta do problemas envolvendo o combate ao mosquito que transmite a dengue, bem como alerta as pessoas para a limpeza de seus quitais.

 

Vereador Ronaldo disse que é vidraça a todo o tempo

O Vereador Ronaldo Adriano (PSB) justificou que está sendo a vidraça da vez neste momento, haja vista que está executando seu trabalho como um bom parlamentar e ao fiscalizar a prefeita do município, isto pode acontecer.

O Ronaldo ainda falou que não teme estar sendo bombardeado e adiantou que nos próximos dias, vai ter uma bomba ainda maior que estará sendo desvendada em Roncador e isto está próximo de acontecer e que pode acontecer, segundo alertou o parlamentar, e ainda corre o risco de ter várias viaturas e estas da polícia, já que pessoas que desrespeitam o dinheiro público, podem estar cometendo falhas e vão pagar na cadeia.

O Vereador disse que as pedras que estão lhe atacando, são de barro e as pedras que vai devolver, são de aço e isto, vai atingir aquelas pessoas que  saem por ai batendo nas costas das pessoas com uma das mãos e utilizam a outra para pegar a carteira e isto, vai ser caso de polícia.

Segundo o Vereador sua vida pode estar em risco e disse que se for preciso se sacrifica em busca da verdade, combatendo os maus administradores que não tem proposta e ficam sempre na mesmice e não dá condições de uma vida digna a população.

Falou que é bonito encostar dois três carros na frente da praça, mas não dizem que ganharam com recursos federais, citando ainda que tem empresa que já levou quase seis milhões para serviço médico, mas que o atendimento na saúde não está a contento.

Que um administrador não pode barrar o povo na porta do gabinete e muito menos, pode ficar mais de doze dias em Curitiba, deixando de resolver os problemas, por falta de uma linha direta com a população.

Ronaldo disse que entender que está desempenhando seu papel como vereador e que seus eleitores sempre tem lhe dado o apoio, e que possivelmente se não sair candidato, tem gente de sua família que tem potencial para isto ao concluir.

 

Chevette capota próximo a entrada de Vista Alegre em Roncador

O condutor de um veículo GM/Chevette com placas de Maringá, capotou na rodovia Vassilio Boiko, próximo a entrada da comunidade de Vista Alegre.

Os Agentes da Defesa Civil prestaram os primeiros socorros a vítima que teve ferimentos na face, porém sem risco a vida o qual foi encaminhado para os cuidados médicos.

Segundo informou o ADC Vieira, o condutor relatou que estava retornando para a cidade de Maringá quando o incidente aconteceu e por sorte, somente danos materiais.

 

 

Roncador, 21/05/2016

Enquanto isso! “Não sei dizer pra que lado vou!!!”

Bastidores da política em Roncador tem seus altos e baixo, e neste sentido não sabemos qual a real vontade do Vereador Ivo Kuchla.

Em síntese, estes dias, ou melhor, dias que antecederam o processo cassação do Vereador na Câmara, em que o mesmo enfrentou por conta de uma condenação na justiça criminal, o nobre edil teria procurado se agarrar no PMDB, onde teria se filiado.

Mas parece que o Vereador não teria se contentado com um partido, e logo filiou-se em outro partido, ou seja, desta vez no PTB.

Agora o povo quer saber em qual partido o Vereador vai disputar as próximas eleições, no PMDB que é ligado a oposição, ou no PTB que estaria ao lado da situação?

O amor do Vereador pelo PMDB parece que ainda continua, já que o mesmo tem um adesivão bem grandão em sua caminhonetona vermelha. Confira!

 

 

Emater Roncador promoveu reunião pratica sobre bovinocultura de leite

Na ultima sexta-feira (20) a Emater Roncador promoveu um encontro com produtores, na propriedade do Mario Onesko, sitio Formigão, onde foram tratados de vários assuntos relacionados ao manejo correto do rebanho, visando a diminuição dos custos.

Estavam presentes cerca de trinta produtores rurais, entre eles o Orlando da Fonseca que é bovinocultor de leite.

Segundo o Messias Kalinosk, (Emater Roncador), que também é vereador, aproveitou e agradeceu ao Mario Onesko por estar cedendo o espaço para a difusão de tecnologias, mostrando a importância de que reuniões como esta, bem como parcerias para que os produtores de uma forma geral possam estar se atualizando e diminuindo custos, é uma ferramenta muito importante nos dias de hoje e deve ser explorada mais vezes.

 

Policias prendem autor do homicídio na localidade de Palmital 43

Por volta das 17:00 desta sexta-feira os Policiais Militares Soldado Tarcisio e Soldado Everton receberam a informação de que na localidade rural denominada Palmital 43, teria acontecido um homicídio e que o local é de difícil acesso, sendo próximo da Fazenda Progresso na divisa dos Municípios de Roncador e Mato Rico.

Os policiais de Roncador solicitaram apoio a Polícia Civil de Iretama, bem como ao Soldado Henrique e Agente Alessandro da Defesa Civil de Roncador para acompanhar as diligencias.

Chegando ao local, os soldados encontram um rastro de sangue próximo a casa de onde a vitima morava e em ato continuo, localizaram uma blusa que tinha marcas de sangue, indicando que no local havia acontecido algo grave.

Em um paiol a cerca de sessenta metros da primeira residência, foi localizado um homem,  que estava trancado dentro do mesmo, o qual se recusou a abrir a porta, mesmo depois da várias tentativas de contato, sendo necessário arrombar a mesma e após contato visual com o suspeito, percebeu-se que o sujeito estava armado.

O Policial Tarcisio informou que ao solicitar para que o mesmo saísse do “barraco”, o mesmo se recusou e disse que se alguém entrasse,  ele iria matar mais gente, contando que seu tio estava morto na casa de cima, onde então os policias insistiram para que o mesmo se rendesse, o qual naquele momento pegou uma arma de fabricação caseira e ao tentar acioná-la, foi necessário o uso da força, onde o autor do homicídio foi atingido por dois disparos, um de raspão na altura das costelas e outro no braço em que segurava a arma de fogo.

Só assim os policiais conseguiram entrar na casa e conter o homem identificado pelas iniciais V. K. de 36 anos.

Na seqüência, os policias foram até a casa onde o corpo se encontrava, sendo constatado que a vítima era tio do homicida e foi identificado por P. R. de 72 anos e preliminarmente, parece que foi morto a pauladas, o qual estava com a cabeça desfigurada.

O autor do homicídio que já tem histórico de problemas mentais foi encaminhado para o Hospital e depois para a Delegacia de Iretama para a lavratura do flagrante.

Devido a dificuldade de acesso ao local, o IML de Campo Mourão foi retirar o corpo do local somente na manha deste sábado, devido ao grande volume de chuvas nesta noite.

Segundo o Tenente Mauro Fernandes, o homicida já deu problemas para a polícia a algum tempo, o qual teria efetuado disparos contra uma equipe da saúde que foi ao local, isto a alguns anos atrás, sendo necessário que a polícia acompanhasse os agentes de saúde naquela época ao local.

 

 

Roncador, 20/05/2016

Jenauro Hruba tem participação ativa no radio

“Taca lhe pau Jenauro velho...” foi o que ouvi hoje pouco antes do almoço na rua quando na Rádio Princesa o Jenauro Hruba fazia um programa com finalidade política, ou melhor, era entrevistado.

O entrevistado, ainda ameaçou falar alguma coisa na rádio, mas não disse, dizendo apenas que é supresa, mas sitou que alguém vai ficar de beiços caídos nos próximos dias, insinuando alguma coisa sobre período eleitoral.

O Jenauro falou das conquistas da prefeita, da dificuldade da mesma por ter pegado um município com uma herança, dividas etc. Falou do ex-prefeito Aguinaldo que teria assinado decreto e que iria resolver o caso dos precatórios, mas como não foi feito nenhum depósito pelo município, agora pode ter sérios problemas com isto.

Descreveu politicamente as conquistas da Mandatária, das ambulâncias e dos carros para a saúde.

Rapaz, o homem até parece que é assessor de imprensa da Prefeita!


 

.

Caminhão quebra bem na esquina

Esta imagem vale apena ser postada, já que um caminhão perdeu a roda dianteira esquerda ao virar a Rua Padre Zeguimundo Supieta com a Rua Amazonas.

O Caminhão está parado em um local que oferece um certo risco, o que merece um pouco mais de atenção por parte dos outros motoristas que passarem pelo local.

Estacionamento é motivo de algumas polêmicas

O estacionamento em diagonal na Rua Santo Antonio, próximo da Rua Marechal Deodoro, tem sido motivo de alguns comentários, já que em dias de movimento maior, a rua tem um certo congestionamento, uma vez que se parar carros dos dois lados da via, impossível transitar dois veículos em sentidos opostos, onde sempre um tem de esperar o outro passar e liberar a rua.

Há quem diga que a rua deveria ser de mão única, o que evitaria eventualmente ter de mudar na forma de estacionar.

Mas a imagem que nos chega no dia de  hoje, é que um caminhão resolveu estacionar diagonalmente, e ai já viu o que vai acontecer, já que o brutão tomou conta de mais da metade da rua. E agora...!

 

Em Roncador o drama de algumas pessoas só aumenta. Entendam!

Quem reside no Parque Industrial em Roncador, na saída para Iretama vive em dias de chuvas, um verdadeiro drama. Choveu não dá para sair de casa, pois correm o risco até de ser carregado pela enxurradas que formam verdadeiras crateras nas ruas.

O problema já é antigo e algumas mulheres tem tentado falar com as autoridades, mas parecem que elas não são ouvidas e quando isto acontece, parece que vem de imediato uma solução paliativa, mas que nunca funciona.

Um dos clamores é para que se faça no local uma rede de águas pluviais, mas o Município que é administrado pela Dra Perotta parece que não consegue resolver o problema.

E agora, o povo que paga seus impostos, inclusive o salário da mandatária e dos servidores, vão ter de esperar até quando por uma solução para estes problemas.
Com a resposta a Prefeita. Nosso e-mail é: sosroncador@hotmail.com

 

O tema é “Iluminação Pública”. O que é feito com a taxa?

Um tema um tanto quanto urgente e que necessita realmente de resposta, é o que acontece com o dinheiro que é arrecadado pelo município com a taxa de iluminação pública.

A sugestão para esta pauta vem de colaboradores do “blog” via e-mail, e que indagam o seguinte:

Se algum Vereador poderia levantar essa questão?
Eu  quero saber qual é o valor total gasto mensalmente pelo município nos últimos 3 (três)  meses com energia Pública?
E também quero saber também qual o valor mensal total arrecadado pela prefeitura nos últimos 3 (três) meses com a contribuição de iluminação Pública pelos munícipes por cada medidor de energia da cidade?
OU SEJA, QUANTO A PREFEITURA PAGA PARA  A COPEL POR MÊS, E O QUANTO NO SEU TOTAL ELA ARRECADA COM A CONTRIBUIÇÃO COM TODOS OS MEDIDORES DE ENERGIA.

E se houver sobra, pra quem vai? Em que é investido?”

Bem que algum vereador poderia fazer o “print” desta página e informar a população do que acontece com os recursos oriundos da iluminação pública em Roncador. Está ai a dica. Alguém se habilita a responder?

 

 

 

Roncador, 19/05/2016

Prefeita no rádio se gabando – veja só!

A Prefeita não saiu do gabinete para ir à radia, foi preciso o radia ir até ela, para que a mesma se gabasse da aquisição de alguns veículos, as quais ela chama de renovação de frota.

Relatou da opção do veiculo para transporte de pacientes, o qual levaria cerca de sete pacientes apertados, ou seja espremidos e pouparia tempo e recursos na viagem para Curitiba.

Comentou do tratorzinho, que parece brinquedo, a qual disse que com certeza é um equipamento que vai ter grande valia, já que a equipe de trabalho na limpeza é muito pequena. Que a partir de agora vai começar a realizar os trabalhos de corte de grama, o que é uma coisa muito bacana e  que motivou a compra, foi elaborado um amplo estudo para aquisição deste veículo de corte de grama.

O carro do Conselho Tutelar que sofreu uma pequena batida, segundo a Mandatária foi adquirido um novo, zerinho através de um convênio com o governo federal. A Prefeita disse que foi uma fatalidade o acidente ocorrido em 2014 e que foi muito criticado naquela época por ter sido o carro  segurado e que aconteceu uma perca total, apesar do acidente ter sido de pequena monta.

Levou-se mais de um ano para a compra de um novo, e o dinheiro estava guardado rendendo juros e agora depois da licitação, foi comprada e a Prefeita disse que esta muito feliz e se fez de vítima por conta de algumas críticas e que não teve intenção de fazer coisas erradas e agora é momento de festejar, já que o carro do conselho é uma hiper conquista.

Falou de um carro para a Ação Social, que veio através de uma emenda de cem mil reais e deu para comprar o carro e mais algumas coisas, emenda esta do senador Álvaro dias.

A Prefeita foi perguntada sobre as grandes mudanças no Jardim Anchieta, a qual disse que está trabalhando nas obras de galerias e calçadas, e que com recursos próprios está fazendo toda infra estrutura no bairro.

Disse que tem uma emenda do ministério do esporte e que está definindo o que fazer com os trezentos mil, emenda do Deputado João Arruda, mas está ainda em faze de elaboração dos projetos, mas não deu certeza do que vai fazer.

Quanto a Avenida São Pedro, tem duas emendas com recursos do Governo Federal e os serviços de recuperação serão de ponta a ponta, segundo a mandatária.

Em relação à Super Creche, a Prefeita disse que esta em faze de acabamento, mas que o muro que é muito caro, bem como as calçadas está sendo feitas e que o serviço está muito rápido.

No Alto São João, a prefeita disse que gosta demais do local, e por isto está reformando o Correio, junto a uma área de lazer, onde vai ser feito a reconstrução para que o Distrito tenha esta condição, a qual disse que este é um mérito só dos dois Vereadores que moram no distrito e são responsáveis por esta grande obra no bairro, que vai trazer muita alegria para os moradores. Puxa!

Na obra da UBS do Distrito, a Prefeita falou que o Município teve de colocar dinheiro no valor de cento e cinqüenta mil, para que mesma fosse concluída.

A Prefeita disse ainda que está fechando o mandato e esteve reunida com sua equipe nesta quarta-feira, a qual tem pedido para os secretário pegarem todo o material de campanha na época em que foi candidata, ou seja da época da campanha e ordenou para que os mesmos analisem o que ela prometeu e se for possível, vai tentar cumprir, apesar do pouco tempo que falta para o fim do mandato, a qual disse que a intenção e a palavra tem de ter valor, e que está cobrando a execução destas pendências dos seus secretários.

A Prefeita foi desanimadora quanto às emendas que estão por vir, a qual disse que agora por estar em período eleitoral, não vai poder aplicar como queria.

O VIVALDO VICE APARECEU HOJE

O Vice falou no rádio sobre o planejamento e do trabalho, e partiu para o cenário nacional para justificar eventuais problemas que deixaram de fazer no município, deixando claro que a Prefeitura não tinha sequer computador, que os carros não andavam isto quando assumiu o seu mandato.

Disse que a Prefeita é muito parceira e que ela é amiga da vice governadora e por isto tem muitas obras para ser inauguradas em Roncador e que fizeram desta parceria benéfica para o povo de Roncador e por este motivo a frota foi renovada e isto, fez o município andar no caminho certo.

Que tem muito compromissos e isto devido às dificuldades, o município se ajustou e que este momento é de ter consciência e retomou a conversa que tem pessoas que estão implantando o caos neste momento, mas que este caos não é de agora, mas sim obra do passado.

Relatou o vice que Roncador faz parte de um cinturão de investimento junto ao governo do estado.

A Prefeita voltou a falar disse que tem bom vinculo com alguns deputados, secretários e o governador, e isto faz parte de sua obrigação, a qual disse que sempre coloca Roncador na fila para receber os repasses

A entrevista durou cerca de 27 minutos e a Prefeita foi entrevista pelo Mario Meret da Rádio Princesa

 

O Presidente Leka foi a Curitiba visitar Secretário de Esporte

O Vereador Esmael Veloso noticiou via portal da Câmara nesta quarta-feira (18) que esteve em Curitiba para tratar de assuntos “diretamente ligados ao município”, sendo que um dos assuntos em pauta, é os Jogos Escolares do dia que começa dia 27/05, e provavelmente o Secretário de Esportes Douglas Fabrício estará presente.

Só lembrando que o Deputado Douglas Fabrício e agora Secretário é do mesmo partido do Vereador Leka, ou seja, ambos são filiados ao PPS, que em Roncador tem como presidente a Marcilente Mendes, os quais compõe a base de oposição e que tem em seus quadros o pré candidato a Vice Prefeito, Paulo Geovanny.

Outros assuntos também fizeram parte da pauta do encontro, entre eles:

  • Pedido de Utilidade Pública da Associação Vesná;
  • Aquisição de dois ônibus rodoviários para o Município de Roncador.

Se analisarmos este último pedido, lembramos que está em pauta na Câmara o Projeto de Lei que previa a destinação de ônibus da frota municipal para realizar o transporte gratuitos para os Acadêmicos, projeto este que recebeu veto total pela prefeita e portanto, pode ter o veto derrubado pelos vereadores já nas próximas sessões.

 

Roncador, 18/05/2016

Situação precária no Parque Industrial

A população que mora naquele local, já tem cobrado das autoridades por várias vezes, providências em relação ao cuido do bairro, principalmente das ruas que não possuem ainda a canalização das águas pluviais, que em dias de chuvas causam muitos transtornos, já que as águas com a força das enxurradas acabam por invadir algumas residências.

Há alguns dias registramos este drama, já que um grupo de mulheres até procurou a Câmara de Vereadores para pedir a saída da Prefeita, pelo fato de não tomar providências, mas alguns vereadores que lá estavam conseguiram contornar a situação e pediram um prazo.

Este fato inclusive foi narrado na Sessão do dia nove de maio, onde foi até comentado que se a Prefeita fosse ao bairro, poderia até ter de sair corrida do local.

Mas o descaso continua e os moradores desta vez tiveram de arrumar uma enxada para arrumar os buracos, desmontar os entulhos de cascalhos, enfim, ajeitar a rua para que a mesma pudesse ficar parcialmente transitável.

Enquanto isto, a Prefeita em Curitiba, em Brasília... E por falar, o que tanto a Prefeita faz em Curitiba que fica tantos dias por lá, e olhe que as diárias não são poucas, mas este é outro assunto par ser tratado em outro momento.

 

 

 

Roncador, 17/05/2016

Problemas antigos constrangem moradores do Can Can de baixo até os dias de hoje

MORADORES ILHADOS


Carros não passam nesta ponte

Se o registro fosse de hoje em relação a alguma cobrança, até que era aceitável, mas o problema que atinge a comunidade do Can Can de baixo já se estende a vários anos, isto por causa de uma ponte que rodou por conta das fortes chuvas, e que depois foi construída uma outra para ser provisória, mas que a cada chuva trás o temor aos moradores daquela localidade, já que os mesmos temem que a ponte possa rodar novamente rio abaixo.

E a Prefeita, onde está?

Pois é, uns fazem esta pergunta e outros tentam responder, mas ninguém é objetivo.

Os Vereadores da oposição em Roncador tentam fazer o papel de fiscalizador, cobrando ações mais efetivas, adequando o orçamento para que problemas como este acima possam ser solucionados e quando criticam a administração pela inércia, são tachados às vezes de que querem engessar o município.

Mas e os Vereadores da situação, da base da prefeita, porque ficam quietos numa situação como esta, por exemplo, não exigem da Prefeita que solucione de uma vez por todas este problema que só trás o sofrimento para aquela região a título de exemplo. Afinal braços cruzados dão um ar de subordinado, de submisso.

Roncador nos dias de hoje, tem um orçamento anual de mais de R$25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais) isto só de FPM, sem contar outras arrecadações.

O munícipe deve ficar atento e ajudar a fiscalizar, pois numa época em que a corrupção de fenestra qualquer orçamento, é perigoso a lesão ao erário público por conta de uma simples situação.

 

 

 

Roncador, 16/05/2016

 

Multa de trânsito subirá mais de 50%; usar celular será infração gravíssima

Dirigir usando o celular passará de infração média para gravíssima. Punições irão de R$88,00 (leve) a R$ 293,47 (gravíssima).

CONFIRA OS NOVOS VALORES:

Infração leve - De R$ 53,20 para R$ 88,38 (aumento de 66%)

Infração média - De R$ 85,13 para R$ 130,16 (aumento de 52%)

Infração grave - De R$ 127,69 para R$ 195,23 (aumento de 52%)

Infração gravíssima - De R$ 191,54 para R$ 293,47 (aumento de 53%)

Celular Além disso, a punição para o motorista que for flagrado falando ou "manuseando" o telefone passará de média para gravíssima; Ou seja, a multa que era de R$ 85,13 (média antiga) passará para R$ 293,47 (gravíssima nova).

Quando a mudança entrar em vigor, as multas mais pesadas, dadas a infrações gravíssimas com multiplicador de 10 vezes, passam a ser de R$ 2.934,70. Este é o valor previsto para quem é pego disputando racha ou forçando a ultrapassagem em estradas, por exemplo.

Também poderá pagar o valor máximo quem se recusar a fazer teste de bafômetro, exame clínico ou perícia para verificar presença de álcool ou drogas no corpo.

Neste caso, se ele for reincidente em menos de 12 meses, a multa será dobrada, chegando a R$ 5.869,40.

O novo artigo tem como objetivo punir protestos com carro de som, que não foram combinados com o órgão de trânsito, por exemplo. Os organizadores do bloqueio imprevisto deverão pagar multa de até R$ 17,6 mil. Diferentemente das demais, esta mudança entra já está em vigor.

Fonte: G1

 

Silvio Sanches visita blog SosRoncador

O Vereador de Corumbataí do Sul, Silvio Sanches, um dos interlocutores do Deputado Estadual Marcio Nunes, esteve em Roncador nesta manhã de segunda (16), o qual falou um pouco do trabalho que vem realizando junto as lideranças na região.

O Silvio ainda comentou que o Deputado Marcio Nunes está na China, em uma viagem de representação, retribuindo a visita dos chineses ao Paraná, e junto com Nunes, está o Secretário do SEDU Ratinho Junior e o Deputado Guto Silva.

O Jorge Moreira também acompanhou o Silvio nesta visita de cortesia ao Blog SosRoncador.

 

Chuva deixou interditada a PR239 entre Roncador e Nova Cantú

 

As fortes chuvas na madrugada deste dia 16, interditou por algumas horas a Rodovia que liga os Municípios de Roncador a Nova Cantú, próximo a entrada da Fazenda São Luiz, já que a água passou por cima da via.

Um veículo BMW que tentou atravessar a correnteza das águas ainda de madrugada, ficou parado no meio da pista e o motorista passou apuros para sair do carro, segundo relato do mesmo.

A Polícia Rodoviária Estadual liberou para travessia o local por volta das 9H40, quando o volume das águas já havia diminuído um pouco e não oferecia mais riscos aos usuários da via.

 

Duas agressões e um atendimento a capotamento

O trabalho dos bombeiros comunitários de Roncador neste dia 15, registrou três ocorrências, sendo o atendimento a duas vítimas de agressão, ambas com ferimentos leves e encaminhadas ao Hospital.
As duas ocorrências de agressão aconteceram no Jardim Anchieta, sendo a primeira às 15:53 e a segunda às 17:10.

Já por volta das 16:26, os bombeiros atenderam um acidente tipo capotamento na Avenida São Pedro, onde Sergio Alves Moreira (51 anos) foi conduzido ao hospital com ferimentos graves, porém sem risco a vida, o qual conduzia um veículo Fiat Uno placas AMA-8002.

 

Noite começou com tempo resmungando e rio encheu

O inicio da noite deste domingo (15) em Roncador começou com muitos raios e trovões, com um pouco de chuva de granizo.

Por volta da meia noite as chuvas se intensificaram e o resultado, foi que o Rio Roncador encheu e transbordou por volta das 03h00 da madrugada.

 

 

RONCADOR, 14/05/2014

Indicação Legislativo dos Vereadores Ronaldo e Leka

No dia cinco de maio de 2016, os vereadores Ronaldo Adriano(PSB) e Esmael Veloso (PPS) fizeram a indicação legislativa, cujo número é 08/2106, os quais pedem para que a Prefeita que segundo eles não atende vereador, possa estar elaborando o competente Projeto de lei isentando do pagamento do IPTU, ISS e ITBI, os portadores de doenças graves e/ou incuráveis.

 

 

MESSIAS KALINOSKI DEFENDE NA RÁDIO SEUS PROJETOS

O Vereador Messias Kalinoski, esteve na Rádio Nova FM, Studio de Roncador, onde falou de seus projetos que vem desenvolvendo como parlamentar.

Citou seu trabalho junto aos agricultores rurais, em especial os pequenos produtores que estão carentes de uma atenção melhor do poder público, para que atenda demandas básicas, como estradas por exemplo.

O Vereador ainda citou sobre os últimos acontecimentos envolvendo a Câmara Municipal de Roncador, tais como as CPIs arquivadas, dos pedidos que foram protocoladas, bem como da ultima que envolve o Vereador Ronaldo, o qual ainda não tem conhecimento na integra, mas acha que a mesma não deva ser apurada pela Câmara, mas sim por uma sindicância junto  a prefeitura, finalizou.

 

Jorge e Elizeu também na rádio

O Jorge Moreira bastante conhecido dos microfones e um radialista nato já, bem como o Elizeu Mendes, redator deste blog, também estiveram na Radio Nova FM, onde debateram por alguns instantes a conjuntura política envolvendo o Município de Roncador.

O Programa foi apresentando pelo locutor Beto Correia, e durante o programa alguns ouvintes interagiram, tornando mais emocionante.

Segundo o Jorge Moreira, o programa que vai ao ar das 13:00 até as 15:00, no próximo sábado terá disponível um numero de WhatsApp, para que os ouvintes possam participar, mandando abraços, dando sugestões, criticando, falando de algum problema no seu bairro, enfim, vai ser um espaço aberto para que o cidadão possa participar de forma franca e aberta.

Roncador, 14/05/2016

 

Serviços que estavam supostamente proibidos voltam às vésperas do período eleitoral

Conversando com o Vereador Ronaldo Adriano à poucos instantes, onde lhe indagamos sobre serviços urbanos como transporte de terras para datas particulares com caminhões da Prefeitura, o mesmo relatou que a Prefeita de Roncador no início de seu mandato proibiu qualquer tipo de serviço desta natureza.

Pois bem, na manhã deste sábado, flagramos dois caminhões do município realizando o serviço de aterramento de uma data na Rua São Joaquim, onde servidores do município ainda corriam risco, já que o caminhão além de estar supostamente trabalhando irregularmente, quase enroscou a caçamba na rede elétrica (foto)

Por obvio, e pela imagem percebe-se que foram vários os caminhões de terra.

Ai lhes pergunto, cadê o vereador para fiscalizar?

Se tiver tudo regular, qualquer vereador pode entrar em contato com o “blog” e mostrar documentos que autorizam este serviço, do contrario e se houver o silêncio, vamos entender que realmente é um serviço que não poderia estar acontecendo.

 

 

Relatos estranhos e acontecimentos anormais na casa do povo

Analisando os últimos acontecimentos na casa do povo, ou seja, na Câmara Municipal de Roncador, pude verificar que quando do momento da convocação dos vereadores para a sessão ordinária em que arquivou os processos de CI (comissão de investigação) em trâmite naquele edifício, houve certa pressa por parte dos nobres edis em colocar os processos em pauta para análise naquele dia. Porque que?

Em suma, o que vem a tona ou mesmo o que estaria por trás da cortina, é uma pergunta que não quer calar.

O que é que aconteceu ou que motivou de se colocar de ultima hora os quatros processos das comissões de investigação em uma única vez, em uma única sessão?

Comentários nas bocas malditas e nas vias públicas que está tomando conta insinuam que o “faiz me rir” teve um peso muito grande, e que teria motivado o fato teve de entrar em pauta.

Já há quem diga, que todos, digo todos os representantes estariam supostamente envolvidos em um imbróglio que podemos traduzir como corporativismo, ou seja, um protege o outro e ninguém tem prejuízos.

Maior prova disto, é que durante a sessão do arquivamento, dois vereadores, ou seja um afilhado e outro padrinho (Ivo e Edson), que eram alvos diretos de supostas irregularidades, que diretamente afrontam a Lei Orgânica e ferem direitos dos cidadãos, trocaram juras de que não votam uns nos outros em caso de CPI.

A que ponto chegamos, quando analisamos a legalidade ou parcialidade dos atos em uma casa legislativa, que tem o dever e o condão de fiscalizar e informar o povo de seus atos?

Afinal, quem comanda? Quem escolhe a pauta? Quem são nossos representantes na ordem do dia?

Salvo um ou outro que parecem ter um mínimo de interesse, mas”...”

Finalizo este tema, com esta importante ressalva e o “blog” está aberto a eventuais ponderações de qualquer que sejam as partes que se sintam diretamente atingidas.

__________________________________________________

 

 

Roncador, 12/05/2016

Denunciante a cargo da “Chefe Mor”

Em época de denúncias e mais denúncias, parece que as coisas começam a ter um sentido de desestabilizar ou mostrar a realidade, já que tanto no cenário nacional, quanto no estadual, temos também no municipal.

Estas últimas semanas presenciamos em uma das sessões na Câmara Municipal ser arquivado três denuncias e uma quarta contra a Prefeita de Roncador, vai ter prosseguimento, inclusive a qual fala de suspeita de fraudes em licitações e o Vereador Ronaldo é relator.

Em contra partida, esta semana também protocolaram na casa do povo, mais uma denúncia envolvendo o Vereador relator do caso citado acima, que se diz inocente e inclusive cita que o denunciante estaria a serviço da prefeita ou trabalha para a prefeita.

Estamos em busca de mais informações e assim que elas estiverem em nossas mãos, postaremos aqui, já que parece que as coisas estão esquentando e nem período eleitoral é ainda.

 

Deputado líder do governo apóia pré candidato em Roncador

O líder do governo estadual, Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) esteve em nosso município, o qual chegou bem na hora do almoço na casa do Paulo Geovanny da Silva, que é pré candidato a Vice Prefeito, onde o Deputado encontrou e conversou com vários amigos e aproveitou para discutir algumas questões de grande interesse municipal.

Entre as várias pessoas, estava presente o Orlando da Fonseca (PSD), que é pré candidato a prefeito, o qual teve a incumbência de recepcionar o Deputado e que aproveitou pra fazer alguns pedidos que vão de encontro com algumas das principais carências que o Município de Roncador enfrenta.

Antes do almoço, o Deputado Romanelli falou um pouco de seu trabalho e em seguida avalizou o projeto que os pré candidatos ligados ao Orlando da Fonseca está sendo construído, o qual mencionou ainda a importância de se conhecer bem o povo e suas necessidades, bem como qualquer potencial que não pode passar despercebido, principalmente a atenção a população.

Qualquer projeto que é desprezado bem como ajuda principalmente vinda de fora, jamais pode ser desconsiderado, onde o Deputado disse que isto aconteceu em Roncador, já que o mesmo ofereceu esta condição para a atual gestão mas que por motivos desconhecidos, ela não foi aceita, o que é uma pena e quem perde, é sempre o povo.

O almoço com cardápio bem caipira

O almoço preparado pelo Joaquim Rodrigues e uma equipe de cozinheiras, estava uma delícia, já que o macarrão caseiro feito na hora e servido com um franguinho caipira estava sensacional, ainda mais que foi feito no fogão a lenha.

Ninguém resistiu, já que o cheiro do tempero, estava de dar água na boca.
Borá se servir!

 

Deputado Romanelli e os cumprimentos

O Joel Violeiro, que fazia aniversário neste dia 12, recebeu os parabéns e aproveitou para registrar o momento nesta foto. Só faltou o presente!

O seu João, funcionário da saúde em Roncador, também recebeu os cumprimentos do Deputado e pareciam ser velhos amigos. Olhe só como foi o encontro!

O João Pataraiko também aproveitou para dar um aperto de mão.

Já o Osvaldo Lavezzo, ex-vereador e ex-secretário de Agricultura de Roncador, também conversou e deu algumas sugestões ao Deputado Romanelli, em relação ao apoio aos munícipes.

A Maria Santina um pouco antes do almoço... toda feliz com a visita do Romanelli, que segundo ela é acima de tudo, um amigo.

 

 

 

 

Sesc lança o Dia do Desafio e divulga confrontos de cidades 

RONCADOR ESTÁ FORA DESTA VEZ

   A solenidade de lançamento regional do Dia do Desafio/2016 (DDD) aconteceu na manhã desta quarta-feira (11/5), em Campo Mourão, no salão social da unidade do Sesc – Serviço Social do Comércio. Dezenove municípios da região participam no próximo dia 25 do já tradicional evento que confronta cidades de inúmeros países através da mobilização dos moradores para que pratiquem atividades físicas por 15 minutos. É declarada vencedora aquela que mobiliza o maior percentual da população.

   Na cerimônia de lançamento também foi divulgado as cidades que os municípios desta região vão enfrentar no próximo dia 25. O evento realizado no Sesc reuniu representantes dos municípios participantes, além de profissionais da área de Educação Física. Os prefeitos foram representados pela chefe do executivo municipal de Rancho Algre D’Oeste, Suely Alves Pereira Silva. O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio.

   O tema deste ano do DDD são os Jogos Olímpicos – Rio 2016 e 305 municípios paranaenses estarão participando da promoção, sob a coordenação de 25 unidades do Sesc. Em 2015, o Sesc Paraná contou com a participação efetiva de 299 municípios e contabilizou o registro de participação de 3.335.594 pessoas.

   O DDD é realizado em parceria com as prefeituras e são contabilizados os participantes de atividades físicas desenvolvidas entre zero hora e 21 horas. Incentivar ainda mais a prática de atividades físicas e estender a programação para despertar a consciência da necessidade e dos benefícios de se realizar uma atividade sistemática são as finalidades do DDD.

   Nove municípios da região terão confrontos internacionais, enfrentando cidades da Guatemala, Chile, Costa Rica,, Cuba , México. Outros oito municípios da região terão confrontos com cidades dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo. Duas cidades da região terão auto desafios: Goioerê e Janiópolis.

   A programação de atividades que serão desenvolvidas em Campo Mourão ainda não está concluída, mas uma das intenções é aliar as ações com o combate a erradicação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Está definido que o torneio da madrugada não acontecerá neste ano. As empresas, estabelecimentos de ensino e outras instituições interessadas em participar do desafio podem obter mais informações diretamente no Sesc de Campo Mourão.

CONFRONTOS 2016
CAMPO MOURÃO E REGIÃO

    • Fênix X Potrero Grande De Buenos Aires – Costa Rica
    • Goioerê X Auto Desafio
    • Janiópolis X Auto Desafio
    • Jussara X El Salvador – México
    • Luiziana X Ixil - México
    • Mariluz X Tixkokob - México
    • Barbosa Ferraz X Queiterianopoles - Ceará
    • Campina da Lagoa X Salitre - Ceará
    • Campo Mourão X Isla De La Juventud - Cuba
    • Cianorte X Chiquimula – Guatemala
    • Engenheiro Beltrão X Pirangi – São Paulo
    • Farol X Antonina Do Norte - Ceará
    • Moreira Sales X Lauro Muller – RS
    • Nova Cantu X Boca De Arenal – Costa Rica
    • Peabiru X Puerto Natales - Chile
    • Quarto Centenário X Nova Alvorada – RS
    • Quinta do Sol X Mampituba - RS
    • Rancho Alegre D’Oeste X Rio Das Antas - SC
    • Terra Boa X San Rafael De La Independencia - Guatemala

     

     

     

    Roncador, 11/05/2016

    O Antonio manda um abraço para o amigo no Paraguay

    Dando uma fuçadinha por ai, encontramos esta mensagem, em que o Antonio manda um abraço para os amigos de Laranjal e Santa Rita, os quais pelo link e endereço da rádio, moram no Paraguay.

    Confira o link da rádio.

     

     

     

     

     

    Roncador, 10/05/2016

    “Buracão da Prefeitura é entupido com pau e restos de galhos”

    Foi esta a definição que nosso leitor do “blog” definiu quando denunciou o que está acontecendo ali perto do Cemitério Municipal no Jardim Anchieta, onde existe uma cratera aberta para retira de terras e que está comprometendo a segurança de algumas moradias.

    Pois bem, fomo ao local e fotografamos o que está acontecendo e conforme as imagens demonstram, realmente são restos de galhos de árvores, entulhos recolhidos de construções e muito lixo que está sendo jogado por caminhões do município ao local.

    Uma das pessoas que reclamaram sobre a situação, mencionou que naquele local, não é apropriado para se depositar este tipo de material, principalmente quando vem junto muito lixo, pois até que seria tolerável se fosse somente entulhos de obras misturados a terra, mas galhos, troncos de árvores, lixos e outros materiais que podem até prejudicar o meio ambiente, é de ser analisado, ponderou o reclamante.

    Esta é uma situação para o Secretário de Meio Ambiente se pronunciar, já que se realmente o local não é o correto para destinação de resíduos de construção, nem local para jogar lixos e restos de podas de árvores, pode o mesmo incidir em alguma punição ou mesmo o município ser multado pelos órgãos ambientais, caso esteja sendo cometida uma infração ambiental.


     

     

    Roncador, 09/05/2016

    Tem muita coisa acontecendo e o povo não sabe

    Coisas boas e coisas ruins pelo que ouvimos na Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Roncador, realizada nesta segunda-feira dia 09, quando vários assuntos foram tratados e discutidos em plenário.

    Não foi uma Sessão de muitos projetos, apenas dois, um que trata da cota salário família e outro que trata do Fundo Previdenciário, ou seja, o Projeto nr 12/2016 que foi aprovado.

    No início da Sessão foi lido na integra o “Veto” da mandatária no quis diz respeito ao Projeto de Lei 23/2015, que trata do transporte de acadêmicos, o qual foi encaminhado para as comissões se pronunciarem.

    Depois disto, é que entramos no mérito dos acontecimentos, já que a Câmara Municipal de Vereadores parece ser uma fonte de notícias, tais como aquela em que o Vereador Antonio Martins mencionou o fato de que quem mora no Conjunto Parque Industrial estar correndo risco de vida, principalmente as crianças, onde durante a discussão no horário do uso livre da palavra, foi mencionado que é até perigoso a Prefeita ir até o local e ter de sair corrida de lá.

    Ao contrario do que a Vereadora Izabel e o José Campos falaram, onde os mesmos desafiaram os demais e convidaram o Vereador Ronaldo para lhes acompanhar junto com a Prefeita até o local e ver se isto realmente vai acontecer.

    Na seqüência do uso da palavra, o Vereador Ronaldo mencionou que a Prefeita está fazendo mau uso do dinheiro público ao estar fazendo barganha com cargos públicos, ao nomear pessoas nesta época, mesmo depois de receber uma recomendação do Legislativo para que não contratasse mais pessoas e que o fato seria levado ao conhecimento do Ministério Público, já que parece que está acontecendo barganha eleitoral, uma vez que a folha de pagamento está próximo do teto permitido em lei.

    O Vereador Ronaldo ainda quer saber o que está acontecendo com o FUNREBOM que foi aprovado a toque de caixa a pedido da Prefeita, mas que até agora parece que não foi implementado.

    Já o Vereador Edison José Pietroski, fugiu um pouco da discussão e falou de promessas de campanha, onde o Deputado Nelson Padovani agora pode cumprir uma delas, que é de trazer um ônibus novo para o transporte urbano Jardim Anchieta e Roncador, o qual finalizou sua fala, pedindo o envio de um ofício de condolências a família Pereira.

    O Vereador Pedro do Neco, falou de seu requerimento endereçado ao Previsron, solicitando uma lista dos servidores já aposentado, bem como pensionista e os que estão na eminência de se aposentarem, já que estes servidores têm de ser informados com exatidão do que está acontecendo, uma vez que muitas mentiras estão sendo faladas sobre o aporte, que está para ser votado nos próximos dias na Câmara.

    O Vereador José Carlos, contestou o Vereador Ronaldo ao citar que era para mandar uma moção de aplauso ao Deputado Irajá Abreu, pelo fato de este ter apresentando uma PEC para que Legisladores tenham curso superior, onde o Vereador José Campos citou que ladrões que roubam nossos recursos, são os doutores, citando nosso município, o qual finalizou dizendo que o Deputado Padovani, prometeu também um Rolo Compactador e deve ser cobrado por isto.

    O Vereador Ivo ressaltou que tem um carinho todo especial com o Fundo de Previdência, já que o mesmo foi presidente do mesmo e que seu voto, não será de cabresto, já que tem muitos que estão dizendo por ai com o mesmo deve votar.

    Já o Vereador Messias, não economizou nas palavras e pediu agilidade da administração principalmente na manutenção de estradas, e lembrou o caso do Senhor Julio Dziubat que tem propriedade próxima a divisa com o município de Iretama, o qual precisa urgente de serviços dos maquinários, e que caso não ocorra, vai ter de interpelar judicialmente.

    Quanto ao Fundo de Previdência, o Messias ressaltou que caso a dívida seja aprovada para pagamento maior do que seis meses, vai se tornar numa PEDALADA da Prefeita e estará transferindo responsabilidade para outra administração.

    O Vereador Leka foi que falou por ultimo e o mesmo não poupou no tom de voz, e falou com muita ênfase sobre o desrespeito que a Prefeita está tendo com o parlamento de Roncador, uma vez que existem muitas leis que foram aprovadas pela Câmara, mas não sancionadas por ela, demonstrando com é o trato do executivo para com o legislativo.

    O Vereador ainda falou da influencia e ou da forma como existem dois pesos e duas medidas no trato, onde o que é importante para a Prefeita tem um tipo de tratamento e quando o fato é de interesse do legislativo, tem outro peso, ainda mais quando servidores vinculados a administração em horário de serviço vão até o Prédio do Legislativo e querem de certa forma mandar, pedindo senha de “wi fi” da internet e requisitando cópias de pautas, como se fossem um décimo vereador.

    Entre os temas abordados, estão ainda a fala do Vereador Ronaldo citando que a Prefeita tem feito muitas coisas sem autorização do legislativo, como aluguéis de casas, inclusive com aditivos de contratos, formalizou convênios sem a devida vênia da Câmara, entre outros assuntos que amanhã certamente iremos trazer a tona.

    Ufa! Acabou por hoje e se o Executivo quiser contestar qualquer coisa aqui, basta nos enviar resposta via e-mail.

    Depois que acabou a Sessão, hora da reunião com amigos

    O que será que esta cachora estava pensando!!!!

     

    Vereador Ivo mostra uma mensagem que recebeu

     

    Novo presidente da Acicam aponta metas e preocupações

       O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Paulo César Gomes, ressaltou no discurso de posse da nova diretoria da entidade, na ultima quinta-feira, preocupação com a segurança diante dos seguidos assaltos a empresas da cidade. Também revelou preocupação com o trânsito na área central da cidade e com a crise política em curso no país.

       Para enfrentar esses e outros desafios, o novo dirigente da mais antiga entidade empresarial de Campo Mourão destacou a necessidade da união da categoria e dos demais segmentos da comunidade e colocou-se a disposição para colaborar na busca de soluções. “Desde já me coloco à disposição das autoridades para pensarmos junto em ações que visem proteger e representar a nossa classe”, frisou Paulo César.

       No discurso enfatizou ainda que a chapa Acicam Mais, eleita para a gestão 2016-2018, representa mais oportunidades de negócios, mais parcerias, mais capacitação, mais serviços e mais representatividade. “Queremos fazer da nossa Acicam a maior e melhor entidade representativa da classe empresarial da região Centro Oeste do Paraná”, acentuou no pronunciamento.

       Como metas da nova diretoria elencou a valorização dos associados da entidade e o fortalecimento do associativismo. Adiantou que pretender dar continuidade ao trabalho feito pela gestão que o antecedeu e da qual já fazia parte, além de ampliar o portfólio de serviços oferecidos. A Acicam tem atualmente mais de 1.200 associados, desde empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços, além de profissionais liberais.

    Motivo

       Ao falar sobre os motivos que o levaram a aceitar comandar a entidade, Paulo César Gomes se emocionou ao apontar o falecido pai, Alcides Gomes, que associou-se a Acicam há 21 anos: Exatamente no dia 26 de janeiro de 1995. Também agradeceu o apoio recebido da família, dos demais integrantes da diretoria e dos associados.

       O líder empresarial salientou ainda: “Por conta desse respeito e trajetória desses 62 anos de trabalhos prestados em prol da classe empresarial, pela significativa importância da entidade junto ao desenvolvimento de Campo Mourão e por me identificar com os objetivos e fim social da entidade é que aceitei o convite para presidir a Acicam”.

       No discurso falou ainda sobre as parcerias que a entidade mantém com outras instituições e que viabilizam ações e serviços não apenas para o meio empresarial local, mas também para a população. Frisou também que se sentia extremamente honrado ao assumir a presidência da Acicam e afirmou que a nova diretoria está ciente da grande responsabilidade que é dar prosseguimento ao trabalho daqueles que os antecederam na direção da entidade. “Vamos fazer da Acicam uma participante ativa como uma grande alavanca propulsora do desenvolvimento econômico e social da nossa Campo Mourão”, concluiu Paulo César Gomes.

    Futuro

       A nova diretoria conta com o Departamento Construindo a Acicam do Futuro, que é integrado por seis ex-presidentes: Marcos Corpa, João Roberto Breschiliare, Nestor Bisi, José Nelson Botega e Newton dos Santos Leal.

     

    As coisas tão difícil, certo? Não aqui em Roncador

    A Prefeita de Roncador, Dra. Perotta, mesmo após em 29 de fevereiro deste ano ter apresentado em Audiência Pública na Câmara Municipal para avaliação da metas fiscais, em que afirmou que a FOLHA DE PAGAMENTO ESTAVA EM 52,07% (cinqüenta e dois virgula zero sete por cento), ou seja no sinal de alerta pelo TCE, não está nem ai, já que depois deste dia, não se tem notícias de demissão ou aposentadoria de servidores, já que a folha estava inchada e LÁnas alturas.

    Pois bem, para a surpresa de muitos, mesmo com a ressalva acima, nesta data me apresentaram uma edição do diário oficial (edição 9352)que trás a nomeação de Roberto Kuchla Mendes, para atuar como "coordenador de programas sociais".

    Sinal que as finanças estão de boa e que as coisas foram resolvidas, se não em parte, pelo menos estão confortável pelos lado da administração, já que com uma folha com valor tão alto, a arrecadação deve estar bombando.

     

    OLHA SÓ QUEM ENCONTRAMOS COMEMORANDO

    O Vereador Antonio Martins, que não sabia o que fazer de tanta felicidade. Ao questionar o mesmo sobre os motivos, ele só mostrava o brasão na blusa. Confesso que não entendi!!!

    OEAR não quis e Prefeita veta a utilização de ônibus público no transporte de acadêmicos

    Os Vereadores de Roncador em data recente aprovaram o Projeto de Lei n° 23/2015, que regulamenta o Parágrafo Único do Art. 5° da Lei 12.816/2013, que autoriza a utilização dos ônibus escolares a efetuarem o transporte de estudantes do ensino superior, mas ocorre que hoje (09/05/2016) a Mandatária do Município, protocolou na Câmara Municipal de Roncador o que ela chama de “Veto total ao Projeto de Lei” e em uma de suas argumentações, alega que ouve insatisfação por parte dos acadêmicos em relação a propositura do referido projeto de lei, ou seja, a OEAR não quer este benefício conforme a lei lhes garantia.


    Cópia de parte do texto da mensagem de veto

    O Município ainda alega que não possui em sua frota ônibus para transporte rodoviário e que se de fato a lei fosse aplicada, isto iria implicar em aumento de despesa à municipalidade e por isto, vetou a lei por inconstitucionalidade.

    Já o Vereador Ronaldo Adriano, um dos autores do Projeto de Lei, citou que em outros municípios da região, o Projeto de Lei foi bem aceito pelos prefeitos e pelos acadêmicos, já que os mesmos não vão ter custos por conta deste transporte, o que evita todos os anos o transtorno de ter de ficar correndo atrás de convênios e toda aquela burocracia como se vê nos anos em que se iniciam os cursos.

    Por outro lado, o Vereador ainda informou que no ano passado apresentou junto com outros pares, duas emendas impositivas no valor de R$ 172.000,00 (cento e setenta e dois mil reais) para que o município fizesse a aquisição de ônibus para o transporte acadêmico, bem como para o transporte na saúde, já que a administração alega não ter ônibus para estes serviços, mas isto ninguém fala ressaltou o vereador.

    Em tempo é de se estranhar a OEAR realizar uma enquete e procurar a “chefe mor” para dizer que os alunos são contrários a citada lei, a qual só traria benefícios a todos, já que alguns passam por dificuldades em pagar mensalidades e este transporte seria realizado de forma gratuita.


    Cópia da enquete realizada pela oear utilizda pela mandatária como contrario ao Projeto de Lei 23/2015

    Por fim, deve estar sobrando dinheiro no caixa e ônibus de graça nem pensar, argumentou um antigo usuário do transporte de acadêmico, que preferiu não ser indentificado.

    Já imaginou se a Câmara pede a cassação do Convênio vigente ou não aprova o novo convênio para o ano que vem, os valores que estas mensalidades irão ficar?

     

    Porque será a afobação e a pressão sobre a votação de um projeto de lei?

    Não tenho a resposta, mas imagino que tudo o que acontecer no campo da política daqui para frente, vai ser polêmico, ainda mais partindo de alguns velhos políticos de carreira, que não sabem viver sem à custa do dinheiro público, gostam de causar em épocas como esta, que antecedem o período eleitoral.

    Como amplamente divulgado pela imprensa, está em trâmite no Poder Legislativo alguns projetos de leis e um deles, está recebendo certa pressão para aprovação, como se os Parlamentares tivessem de aprovar a todo o custo, como se a sua livre convicção para deliberar não fosse suficiente, para distinguir o que é legal ou não em matérias como esta.

    De toda a forma, minha opinião pouco importa, mas resumo que o que ocorre neste momento, tem tudo a ver com a velha política, onde quem manda quer mais poder, como se o que realmente importa, não tem valor, apenas os interesses políticos de alguns.

    Digo que as conclusões de mandatários que usam os mecanismos de pressão, de persuasão, da enganação já não estivessem dotadas de vícios, o que aparentemente não cola mais aos dias atuais.

     

    APORTE FINANCEIRO DO PREVISRON TÁ DANDO O QUE FALAR

    Em um breve contato com o Presidente do Legislativo Municipal, para debater o assunto, o mesmo mencionou muito pouco, já que a conversa foi por telefone e depois disto não pudemos mais conversar, mas o pouco que o Presidente Leka disse, ficou claro que a legislação proíbe que nos dois últimos quadrimestres do último ano de mandato do Poder Executivo, seja assumida obrigação cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício e por isto, foi realizada uma emenda para que seja pago em seis parcelas.

    O Vereador ainda mencionou que o Fundo Previdenciário só tem a ganhar com a forma como o Projeto de Lei n° 03/2016 está tramitando na Câmara, onde as parcelas foram reduzida de 60 para apenas seis.

    Segundo o Vereador é difícil ver alguém que tem uma conta para receber e que pode receber em seis parcelas, querer prorrogar este prazo para sessenta, como se cogitou que o Conselho Fiscal quer, o que foi noticiado pela imprensa.

    O Vereador Leka, ainda finalizou a conversa dizendo, que os Prefeitos estão acostumados a não pagar ou transferir os valores para o Regime Previdenciário regularmente e quando precisam da Certidão Liberatória, encaminham as pressas pedido de parcelamento ao Legislativo e isto, tem de parar, senão até quando os Vereadores vão ficar aprovando parcelamentos de dívidas previdenciárias, já que a história mostra que muitos já foram feitos e não cumpridos pontualmente pelos chefes do executivo.

     

    Roncador, 07/05/2016

    RONCADOR 06/05/2016

    Quer brincar? Agora você pode e o CMDCA aprovou resolução para isto

    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roncador aprovou em reunião extraordinária neste dia 05 a resolução, que aprovou o Plano de Ação “Brincadeiras na Comunidade”.
    Segundo o Projeto de Resolução nr 08/2016, teve alteração no Projeto.
    Portanto, agora é só juntar a garotada e brincar. Aproveitem!

     

    Hum a Prefeita e os aditivos

    Foi publicado na edição deste dia 06, um aditivo firmado entre o Município de Roncador e o Consorcio Intergestores Paraná Saúde.

    A bagatela é de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) e visa operacionalizar assistência farmacêutica através da aquisição e distribuição de medicamentos.

    Confira o prazo!

     

    Mato Rico: Licitação é cancelada e saúde fica sem carro novo

    Pelo menos por enquanto, a Secretária de Saúde de Mato Rico, não vai poder usufruir de dois carrão novo, já que a edição do Jornal Tribuna do Interior desta sexta (06) trás em seus editais, a publicação de que a Licitação Modalidade Pregão Presencial n° 23/2016, foi cancelado e que uma nova data será definida.

     

     

    Problemas Judiciais e Município publica Lei que autoriza acordo extrajudicial

    Mais uma bronquinha:

    A Prefeita de Roncador, Dr Perotta não teve outra saída a não ser encaminhar para a Câmara Municipal de Vereadores um Projeto de Lei, em que pedia autorização para firmar com os Professores da Rede Municipal de Educação, acordo extrajudicial, visando o pagamento do valor de R$ 16.885,42 (dezesseis mil oitocentos e oitenta e cinco reais e quarenta e dois centavos), isto retroativo.

    O pagamento deverá ainda ser feito em parcela única.

     

    Roncador, 04/05/2016

     

    LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO COM SHOW DO GRUPO ESPAÇO SOU ARTE

    Foi lançado em Roncador mais uma etapa do “Programa de capacitação e linhas de financiamento com juros subsidiados pelo Governo do Paraná” do Banco Empreendedor Paraná e Bom Negocio, em parceria com a Agência do Trabalhador de Município, nesta noite de 05 de maio na Câmara Municipal de Vereadores.

    E quem apresentou o povo e agradeceu o povão e alguns órgãos de imprensa, foi o Áudio Ciupa, que também convidou um Parlamentar para se sentar na mesa ou á mesa.

    Inicialmente foi realizada a abertura com um show do Espaço Sou Arte de Campo Mourão, o qual deixou a noite mais animada.

    Em seguida o Professor e Doutor João Carlos Leonelllo fez uma breve palestra explanando os principais pontos do curso oferecido aos micro empresários, visando a capacitação para ter direito a descontos junto ao Banco do Empreendedor Paraná, caso o micro empresário deseje tomar algum dinheiro emprestado.

    O Professor explicou que o curso é uma parceria com universidade e em Roncador, tem apoio da Fecilcam.

    OS POLÍTICOS PRESENTES

    Entre os Políticos de plantão, estava a Mandatária Perotta, “chefe mor” que fez um discurso curtinho, contando que veio direto de Pitanga para o evento em Roncador.

    Já o Vice Vivaldo, este não economizou e também contou para o povo que saiu no dia 04 as 4:00 da manhã (tadinho) e hoje voltou correndo com o carro para este evento, mas que antes foi no posto abastecer e pelo que o mesmo disse, parecia que o carro estava com pouca gasolina, e ainda disse que estava muito cansado e que recebeu o incentivo de uma pessoa que lhe aconselhou a vir no evento.

    O Vice deveria estar meio irritado ou muito cansado com a viagem, já que o mesmo usou um termo de que deve preparar bem os empresários para o futuro, porque em Roncador tem muita gente com “más intenções”, o qual ainda chamou o município de “comunidade”.

    Isto vai dar o que falar.

     

    Dia das Mães: Comércio atende em horário especial
     

     

      Neste final de semana, em razão da comemoração do Dia das Mães, o comércio lojista de Campo Mourão atenderá em horário especial. Nesta sexta-feira (6/5), o atendimento aos consumidores se estenderá das 9 às 22 horas. Já no sábado, as lojas permanecerão abertas das 9 às 17 horas.

       Boas vendas e muito movimento nas lojas é a expectativa dos empresários do setor. Mesmo com os problemas econômicos enfrentados pelo país, que refletem diretamente no poder de aquisitivo da população, os comerciantes acreditam que os consumidores não deixarão de presentear as mães. Outro ponto ressaltado pelos empresários é a grande variedade de opções de presentes, com valores para atender desde aqueles com maior poder aquisitivo aos de menor poder de compra.

       Tradicionalmente, as vendas para o Dia das Mães são superadas apenas pelas vendas registradas no período de Natal. Outro ponto positivo apontado pelos comerciantes para o incremento das vendas neste final de semana é a chegada do frio, que sempre fomenta o comércio.

    Prêmios

       Os consumidores que fizerem compras nas lojas de Campo Mourão que participam da campanha promocional do Dia das Mães estarão concorrendo a cinco vale-compras: três no valor de R$ mil cada; um no valor de R$ 2 mil e um no valor de R$ 3 mil. Trata-se de mais uma promoção da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Sindicato Empresarial do Comércio (Sindicam) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio do Município.

       No ato da compra, os consumidores recebem cupons da campanha “Mãe Premiada”, que devem ser preenchidos e depositados nas urnas instalados nas próprias lojas. O sorteio será realizado em evento aberto ao público. As lojas participantes da promoção estão identificadas com cartaz.

     

    Mais de 1,1 mil visitantes na Feira das Profissões do Senac

         Realizada ao longo dos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira (4/5), a Feira das Profissões do Senac, em Campo Mourão, recebeu 1.126 visitantes e realizou 4.112 atendimentos. Predominou a participação de estudantes, mas o evento também foi visitado por pessoas da comunidade que usufruíram de serviços gratuitos oferecidos dentro da programação e também de trabalhadores em busca de aprimoramento profissional e até mesmo de qualificação para redirecionamento nas atividades.

       Delegações de aproximadamente 12 estabelecimentos de ensino de Campo Mourão e de outras três cidades da região (Cianorte, Iretama e Goioerê) visitaram a Feira das Profissões do Senac na unidade. “Conquiste seu emprego em tempos de crise” foi o tema do evento que aconteceu simultaneamente em 34 cidades do Paraná. Todas as atividades incluídas na programação foram gratuitas e o público-alvo foram às pessoas em busca de um emprego ou que pretendem abrir o próprio negócio.

    Campo Mourão

       Após o credenciamento no hall de entrada da unidade, os visitantes assistiram a palestra tema da feira: Conquiste seu emprego em tempos de crise. A programação desenvolvida em Campo Mourão teve três aulas show na área da gastronomia (Preparo de pizza, preparo e decoração de bolos e Confeitaria Fina – Brigadeiro Gourmet). Também inclui Mostra de Artesanato e Exposição de Fotografias produzidas por alunos do curso “Fotografia – Arte e Técnica”, ofertado pela unidade.

       Nas salas de aula da unidade foram desenvolvidas atividades sobre inúmeros cursos oferecidos pelo Senac/Campo Mourão: Técnico em Comunicação Visual, Balconista de Farmácia, Técnico em Podologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas, nas áreas de Comércio e Gestão e de Técnico em Design de Interiores. Foram realizadas exposições sobre cada uma dessas profissões.

       Entre os serviços gratuitos oferecidos destacaram a realização de exames de urina, corte de cabelo e esmaltagem de unhas, massagem e hidratação dos pés, aferição de pressão arterial, cuidados e orientações sobre a prevenção do câncer de mama e o recolhimento de doações e descarte de remédios.

       Também foram realizadas exposições sobre os cursos do programa de Aprendizagem (nas área de hotelaria, comércio de vendas, supermercado e administrativo), além de cursos de Ensino à Distância (EAD): Técnico em Segurança no Trabalho e Técnico em Transações Imobiliárias.

       A Agência do Trabalhador montou um painel de oportunidades de emprego, foram desenvolvidas atividades recreativas. Outro curso divulgado foi “Sketchup – Desenho de Objetos e Ambientes em 3D”. 

     

    Leilão agora às 14:00

    Neste dia 04 às 14hrs, acontece um leilão de uma área de terras, na Vara do Trabalho, envolvendo o antigo Hospital de Roncador. Ta curioso e quer saber mais, talvez ainda de tempo de dar um lance, vai que você fica dono de uma fazenda.
    Clique neste link e confira mais detalhes do edital!

    reprodução

     

    O que rola pelo Facebook neste 04 de maio

    A criatividade do povo brasileiro vai além do que podemos pensar, mas esta ilustração abaixo, deixa claro uma realidade e isto, é dos assuntos que rola nas páginas sociais.

    O BANCO NA AVENIDA - BELO CONTRASTE

    Quem passa pela Avenida São Pedro, na altura da esquina com a Rua Paraná, se depara com esta imagem acima, onde foi colocado no canteiro central dois bancos feitos de madeira serrada.

    A imagem é muito bonita e a arte na confecção dos bancos também, já que os mesmos foram caprichados, oferecendo certo conforto para as pessoas. Pena que a peira na rua não ajuda muito, bem como a árvore e o jardim em volta de onde o banco foi instalado, precisa de certa conservação.

    Bom a sujeira nas ruas é um caso a parte e este assunto vai ser pauta de outra matéria.

    Roncador, 03/05/2016

    Você sabia que o Município vai ter de pagar R$ 19.000,00 referente à uma ação de indenização por aluguel atrasado?

    No ano de 2002, quando o então Prefeito era o marido da atual prefeita de Roncador, o mesmo alugou um prédio comercial onde foi instalada uma marcenaria.

    Ocorre que segundo o autor da ação, o mesmo ficou alguns anos sem receber o citado aluguel, o que culminou com uma “AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL E MATERIAL” em face do Município de Roncador.

    Recentemente aconteceu uma audiência na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Iretama/Pr. (17/03/2016) e o Município conseguiu um acordo para pagar R$ 19.000,00 (dezenove mil reais) divididos em cinco parcelas iguais de R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais) mensais, sendo a primeira para o dia 17/04/2016 e assim sucessivamente.

    A Prefeita comemorou, já que na justificativa do Projeto de Lei nr. 11/2016 encaminhado ao Legislativo, ela pede “ad referendum” ao acordo judicial, citando que com isto, o município teria economizado a bagatela de R$ 212.520,41 (duzentos e doze mil quinhentos e vinte reais e quarenta e um centavos).

    Bom, pelo que apuramos nesta data, o Projeto que foi protocolado em 19/04/2016 sob o nr 11/2016, encontra-se ainda em trâmite e está no Dept. Jurídico da Câmara para elaboração dos pareceres, o qual deve entrar em Sessão ainda este mês para análise e votação dos Vereadores.


     

    Trabalho dos Bombeiros neste dia 03

    Consta apenas uma saída ás 12:58 para atendimento a um problema clinico, cujo endereço foi á rua:

    Endereço: Rua Projetada A, -- Bairro: Jardim Anchieta
    Referência: OUTRO REFERENCIA
    Municipio: Roncador

    Outras ocorrências

    Agência do Trabalhador convida!

    O Chefe da Unidade da Agência do Trabalhador de Roncador, Elton Chafbe representando o Banco Empreendedor no Município, convidam para o dia 05 de maio de 2016, na Câmara Municipal a partir das 19hrs, para participar do “Programa Bom Negócio Paraná", cujo objetivo é capacitar empreendedores para ter acesso a linhas de financiamento com juros subsidiados pelo Governo Estadual.

    No convite que vai ser distribuído na cidade conta com publicidade dos órgãos apoiadores, inclusive com o nome da Mandatária. Será que era preciso, não bastaria apenas "Apoio do Município de Roncador?

    (há, vespera de período eleitoral, sabe como é que é né!)

    Vale lembrar que a abertura contará com apresentação do “Espaço SOU ARTE”. Vale à pena conferir e as crianças é que vão adorar. Portanto, participem!

     

    O povo questiona e os vereadores será que estão acompanhando?

    A indagação vem de alguns moradores do Jardim Anchieta, aonde a Prefeitura há alguns anos vem realizando obras, o que certamente por conta do tipo de trabalho causa muitos transtornos, principalmente nos dias de chuvas, já que a obra anda a passos de tartaruga senão mais lento.

    Pois bem, o que chegou a nossa redação é que nestes últimos dias, o Município após fixar uma placa tamanha gigante em uma das ruas, a qual informa de uma obra de “pavimentação poliédrica”, cujo prazo de execução da mesma termina em sete meses, mas como não tem data de início inscrito na placa, ninguém imagina quando será o prazo final.

    Outra dúvida é o preço, pois o metro quadrado custa em torno de R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cofres públicos.

    LARGURA DAS RUAS

    Obra deixa rua mais estreita

    Como se observa no Jardim Anchieta, as ruas são muito largas, o que facilita o fluxo de veículos e pedestres, mas a Mandatária do Município autorizou que a obra fosse realizada diminuindo a largura das ruas, o que está causando alguns questionamentos e um deles aos Vereadores, se os mesmos estão acompanhando a execução do projeto naquele local, se as ruas de acordo com código de postura ou lei de zoneamento é mesmo daquela largura da obra executada pela prefeitura, enfim, mais uma questão do que acontece em nosso município que parecem ir na contra mão do que o povo quer.

    Por fim, a obra traz benefícios, mas será ela executada de acordo com a lei?

     

    Roncador, 02/05/2016

    Defensora Pública chega em Campo Mourão

     

    A prefeita Regina Dubay recebeu na manhã desta segunda-feira (02) a nova defensora pública Mariana Gonzaga Amorim. Os serviços iniciarão em junho e inicialmente Mariana atuará nas áreas Criminais e Infância e Juventude. O procurador adjunto  Joab Quiuli Ferreira acompanhou a visita.

    Campo Mourão está entre as quatro cidades do Estado que vão ganhar uma sede da Defensoria Pública. O órgão, que oferece assistência jurídica gratuita a pessoas de baixa renda, será instalado em um prédio do município, que fica na Praça Alvorada, no Lar Paraná, onde no ano passado funcionou um posto do Detran.

     

     

     

 

 

 

SosRoncador
 
 
Todos os direitos reservados - SosRoncador