Sos Roncador

Roncador, 10/06/2016

HISTÓRIAS DE RONCADOR: Incêndio destrói casas e causa muitos prejuízos

Um incêndio que atingiu as florestas de praticamente todo o Estado do Paraná em 1963, trouxe prejuízos e muita destruição aos Paranaenses no mês de setembro daquele ano.

Em Roncador não foi diferente e conversando com alguns pioneiros, fatos como pessoas tirando água de poços e jogando nas casas aqui mesmo na cidade, onde o fogo margeava trazendo o medo e o perigo, que era constante.

Na zona rural, muitas famílias perderam quase tudo, tais como porcos, bois e aves, sem falar nos prejuízos as lavouras.

Quem lembra os fatos, dizem que foi um ano muito difícil, não só para Roncador, como para grande parte do Paraná, conforme noticiou o Jornal Correio do Paraná, nesta manchete do dia 10 de setembro de 1963.

 

Metalúrgica e vidraçaria vão custar quase duzentos mil para o município

O dinheiro do povo de Roncador, arrecadado com impostos e tributos, vão ter uma parcela no valor de R$ 191.936,00 (cento e noventa e um mil, novecentos e trinta e seis reais) gastos na aquisição de materiais de metalúrgica e vidraçaria e serviços de manutenção.

O aviso de homologação publicado em 09/06/2016, diz que é para atendimento conforme a necessidade da administração. Veja abaixo:

 

Rede de serviços de proteção social e o carro parcelado

A Prefeita de Roncador, como um jato, adquiriu um veículo adaptado, o que vem exclusivamente a atender ao que ela chama de “reestruturação da rede de serviços de proteção social”.

O veículo foi adquirido pela quantia de R$ 79.000,00 (setenta e nove mil reais) e que venceu o Pregão n° 46/2016, foi a Fipal Distribuidora de veículos ltda.

Um fato chamou a atenção no extrato de contrato publicado em 10/06/2016, e a forma como o veículo será entregue, uma vez que diz o seguinte: “o fornecimento será realizado de forma parcelada, conforme a necessidade solicitada e a entrega deverá ser efetuada nos termos do edital do Município de Roncador”.

Portanto, se proceder a informação, primeiramente deve vir a roda, depois o motor e assim por diante... Esta é a administração Perotta!

PS: Bem que ela a mandatária poderia reestruturar o serviços para transporte dos acadêmicos de uma forma parecida...

 

Roncador, 09/06/2016

HISTÓRIAS DE RONCADOR: Desfile na década de 70

Recebemos estas fotos de um desfile em Roncador, o qual deve ser em meados da década de 70, onde o Daniel Korpan, filho do fotógrafo Lauro Korpan, nos encaminhou.

O registro é importante, pois mostra um desfile na Avenida São Pedro, o qual passa pelo centro da Praça Moises Lupion, a qual ainda nem havia sido construída e estava em puro chão de terra.

Ao fundo ainda percebe-se a esquina da Rua Rio de Janeiro com a Avenida São Pedro e ali existia a Casa Comercial Líder a direta, bem como a esquerda, aparece o que hoje é a Farmácia São Marcos.

 

Roncador, 08/06/2016

Avenida São Pedro e o FEIJÃO

Uma imagem mostra uns vinte quilos aproximadamente de feijão estendido as margens da Avenida São Pedro, bem no centrão de Roncador.

É curiosa esta cena, já que o preço do feijão está nas alturas e quase deu vontade de pegar um quilo para testar e ver já estava seco ou no ponto de cozinhar, mas preferi só registrar a imagem.

 

HISTÓRIA DE RONCADOR: Telefonia Solar em Alto São João

Na década de 80, era um problema a questão relacionada a telefonia, e a Telepar naquela época inovou, quando lançou os serviços de um programa que visava expandir a telefonia urbana e integrar o meio rural, e uma das primeiras comunidade beneficiadas no Paraná, foi o Distrito de Alto São João, que ainda não tinha luz elétrica.

No ano de 1981, foi instalada no Distrito uma base monofônica, que era alimentada por energia solar, bastante noticiado nos jornais naquela época, já que era um feito de grande importância.

 

 

 

 

RAPIDINHAS DESTE DIA 08/06/2016

LEI CARTUCHEIRA
Foi sancionada a Lei n° 1.162/2016, que dispõe sobre a substituição de denominação do Ginásio de Esportes “CINCO DE NOVEMBRO”, para EDILVADO VIEIRA (CARTUCHEIRA), cabendo a partir de agora ao poder executivo providenciar a pintura na fachada do prédio.

MORTADELA EM AUXILIO DOENÇA
O Servidor João Alves, conhecido popularmente por João Mortadela, nome este inclusive que o elegeu vereador a alguns anos, recebeu da Prefeita de Roncador a concessão de Auxílio Doença, que começa nesta quinta-feira (09/06) e vai até o dia 09/11/2016), ou seja, cinco meses paradinho em casa cuidando da saúde. Boas melhoras João.

 

Prefeita de Roncador, mesmo atrapalhada publicou lei de rua de mão única

A Prefeita de Roncador publicou na edição 9.373 do Jornal Tribuna do Interior, a Lei Municipal n° 1.163/2016, que institui mão de tráfego único em trecho da Rua Sergipe, nas proximidades da Coamo.

Ocorre que a mandatária esqueceu-se de um detalhe, que a Rua faz esquina com a Rua Visconde do Rio Branco e este trecho também precisaria ser de mão única, mas a chefe do executivo ignorou isto e resolveu emendar a Rua Sergipe diretamente com a Rua Curitiba. (veja abaixo a integra da Lei)

Mais uma das trapalhadas em fim de mandato que estão acontecendo.

Pensei que a Prefeita nestes quatros anos, conhecesse um pouco mais de nossa cidade.

Tem quem diga, que se perguntar de alguma Rua em Curitiba, a resposta vai ser mais exata do que as Ruas de Roncador.

 

Termômetros registram dois graus nesta manhã em Roncador

O frio chegou, como diz um velho amigo meu e nesta manhã, recebemos algumas fotos de nossos amigos Sidney França que levanta todos os dias de madrugada para viajar com seu caminhão, bem como do Messias Kalinoski, que nos enviou algumas fotos registrando a geada em Roncador, que segundo as informações, nos locais mais baixos, a temperatura chegou a mínima de dois graus.

 

 

Roncador, 07/06/2016

Mandatário de Roncador atira em presidente da Câmara

Em uma reunião do Partido Democrata Cristão, mandatário tentou matar o presidente da Câmara Municipal, cujo fatos tiveram inicio na noite, por volta das 22 horas, no momento em que partido reestruturava os seus quadros.

Os fatos narrados acima são fragmentos da historia de Roncador e aconteceram em 28 de novembro de 1963, conforme noticiou o Jornal Correio do Paraná em 30/11/1963 ee contam como aconteceu que o Prefeito de Roncador, Eleutério Galdino de Andrade tentou matar o Presidente da Câmara naquela época em uma reunião.

A partir de hoje, estaremos fazendo uma pesquisa e mostrando trechos de histórias interessantes que não podem ser esquecidas em nosso município, como esta página do Jornal Correio do Paraná que conta este incidente. Confira:


Foto: Acervo da Câmara Municipal de Roncador

 

Roncador, 06/06/2016

Administração Pública de Roncador faz coisas que só confundem a cabeça do povo

Se está certo ou está errado não sabemos, mas que deixa uma dúvida tremenda na forma como é administrado o dinheiro público, isto deixa, ainda mais depois de observar estas publicações abaixo.

Entenda...

Na edição nr 9.372 do diário oficial de 07/06/2015, a Mandatária publicou dois extratos do primeiro aditivo de contrato, um do número 39/2015 e outro do número 61/2015, ambos referentes à TOMADA DE PREÇO N° 04/2015, o que aparentemente não seria legal, já que dois contratos em uma mesma modalidade de licitação.

Se não bastasse, inda para confundir mais a cabeça, a Prefeita publicou na mesma edição, um Aviso de HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO de uma TOMADA DE PREÇO também do numero 04/2016, ou seja, este só mudou o ano.

Pra você leitor e que acompanha os editais, esta bagunça que gera confusão, se referem a objetos semelhantes, e envolvem o asfalto em Roncador.

Se os vereadores de Roncador realmente se interessam em investigar e colocar tudo a luz dos panos limpos, o que parece estar meio difícil nestes tempos, eles deveriam dar-nos as respostas a respeito desta situação acima, que deixa qualquer um meio confuso.

Então, são três, duas ou uma licitação?

Pode estar certo, mas que tem alguma coisa estranha nestas publicações, isto tem!!!

Ia me esquecendo, em ambas as publicações, a empresa é a mesma.

 

Roncador, 05/06/2016

Roncador pode ter quatro...

Neste domingo, algumas reuniões aconteceram e o assunto foi em torno das especulações políticas, onde alguns grupos políticos pretendem lançar nomes a disputa ao cargo majoritário, ou seja, a prefeito ou prefeita.

Até algumas semanas, se cogitava ter dois candidatos a Prefeito, ou seja, um do lado da situação e outro do lado da oposição em Roncador.

Mas parece que com a chegada do frio, alguns grupos esquentaram as mãos e pretendem que mais gente saia candidato e no sábado já tinha o nome de um terceiro pré candidato, o qual estaria em busca de um vice.

Isto teria esquentado os bastidores de um grupo político e especula-se que se houver esta hipótese de ter três nomes, um quarto nome pode aparecer na disputa.

Bom, neste momento e por trás das cortinas tudo vale para ganhar a cadeira mais cobiçada de um político na esfera municipal.

Por questão de coerência, não citaremos os nomes e vamos deixar isto a cargo dos políticos, dos marqueteiros e mesmo, dos que esperam se aventurar nesta disputa, já que para passar pelo crivo do povo, tem de demonstrar ter um profundo conhecimento das necessidades e carências, bem como um bom plano de governo para o município.

 

Roncador, 04/06/2016

Campanha do agasalho movimenta centenas de pessoas neste sábado

Como sempre acontece, o Procurador da Rádio Princesa AM de Roncador, Adilson Vieira, promoveu mais uma vez a “campanha do agasalho” e desta vez não foi diferente das outras, onde centenas de pessoas já de manhã, se organizavam em filas em frente ao prédio da emissora, aguardando a abertura dos portões, para buscar uma roupa mais quente para aquecer o inverno.

Bem de manhã, a equipe da Rádio já estava posicionada organizando as roupas, enquanto outros preparavam um delicioso pão com carne moída, que em seguida foi distribuído aos presentes.

A campanha contou com a colaboração e doação de populares, que de uma certa forma puderam ajudar as famílias mais carentes a buscarem uma roupa, uma blusa ou até mesmo uma coberta mais quente, para aquecer e trazer uma pouco mais de acalento ao inverno, que parece estar chegando.

 

Empresário se manifesta e aponta problemas

O Empresário Miguel Kalinoski em contato com a redação de nosso “blog”, se mostrou descontente e preocupado com os ataques que vem sofrendo, bem como sua família, onde recentemente foi disponibilizado via redes sociais, um áudio contendo agressões, bem como difamações de caráter pessoal e político, o qual afirmou que já está adotando as providências judiciais cabíveis.

No entanto, explicou que há alguns anos foi um dos responsáveis junto com outros empresários e pessoas da comunidade, que reivindicaram ao poder público a construção de um “módulo policial” no Jardim Anchieta, onde materiais de construção foram doados ao município para construção do mesmo.

O investimento não foi pouco e a obra foi concretizada com sacrifício, cabendo apenas ao poder público disponibilizar os equipamentos ou móveis para que os policiais militares pudessem fazer os plantões no local, o que de fato não aconteceu.

O módulo policial foi construído bem ao lado da onde o empresário Miguel Kalinosk tem seu empreendimento e neste imóvel, foi instalada em uma da paredes laterais uma torneira de água, que por coincidência servia apenas para os atletas que praticam esporte no ginásio que fica ao lado, os quais se serviam água para matar a sede, já que no ginásio de esportes, sequer tem um bebedouro.

O empresário afirma que tem água instalada da Sanepar em imóvel e não necessita de usar a água , conforme está sendo caluniado e difamado, e prova disto é que nos  mostrou a fatura de água, onde o consumo nestes últimos meses chega ao valor de R$ 145,00 (cento e quarenta e cinco reais) em média.

Inclusive, citou que os atletas todos os dias, se servem de copos descartáveis e água de um bebedouro que tem no interior de sua auto-escola, e nem por isto foi reclamar aos responsáveis pela administração do ginásio que cobram das equipes, para se utilizarem do ginásio de esportes e não tem a responsabilidade de adquirir um bebedouro que funcione. O que será que fazem com o dinheiro arrecadado, perguntou?

Nossa equipe esteve no ginásio de esportes  Silvestre Kuchla neste sábado (04) e confirmamos o que o empresário nos relatou, onde ao indagarmos alguns jovens que treinavam futsal no ginásio, as mesmas informaram que quando o prédio da auto-escola está fechado, tem de tomar água nos banheiros do ginásio e que isto é muito constrangedor, já que nem copos tem no local.

Naquela hora, não encontramos nenhum responsável pelo local.

Quanto ao prédio construído com ajuda da população, hoje o memso está sendo utilizado como uma espécie de "cassino", onde funciona um “tunguete” de baralhos , bem diferente do que a comunidade planejou, quando investiu na construção do prédio e hoje por hora tem sua finalidade distorcida.

Por fim, o empresário Miguel Kalinosk afirmou que sempre contribuiu e ajudou a comunidade a prosperar e todos conhecem seu caráter, e não é uma torneira de água ou uma maldade com calúnias que vão fazer parar de ser a pessoa que é, sempre com o propósito de estar do lado do bem, de pessoas que pensam positivamente, diferente de alguns que se utilizam de artifícios ilícitos para tentar denegrir a moral de famílias, concluiu.

 

Roncador, 03/06/2016

Ônibus do transporte escolar pega fogo em estrada rural

O coletivo que fazia o transporte de alunos entre a comunidade de Gavião e a cidade de Mamborê, ficou destruído após pegar fogo nesta sexta-feira, por volta do meio dia.

O veículo não transportava alunos na hora do incidente e o motorista, segundo informações quando percebeu o fogo, abandonou e coletivo imediatamente para não se ferir. As causas do incêndio ainda não foram apuradas.


Fotos: Whatsapp

 

Sexta-feira no rádio - Políticos

Vivaldo foi ao rádio e falou da parceria com o Governo do Estado em relação a Defesa Civil de Roncador, onde cobrou para que a sociedade se organize e ajude um a cuidar do outro, dizendo que tudo começa com a educação do jovens e crianças, bem como crianças, e que é isto que estão fazendo em Roncador, quando o assunto é Conselho de Segurança.

Naquela oportunidade, o Dr Caio Rizzardi, coordenador estadual dos Conselhos de Segurança, participou ao vivo no Informativo da Radio Princesa, descrevendo algumas das questões envolvendo o Conselho de Segurança.

Outro que não queria ficar atrás, foi o Mario Choptian, que participou e até arriscou a falar um pouco de Lei, referente a um curso que fez nestes últimos dias.

Quem entrevistou todo este povo, foi Jenauro Hruba.

 

RAPIDINHAS

O DUELO

O que ficou parecendo, é que Vivaldo e Mario estão mesmo na disputa para ver quem vai ser o pré candidato a Vice, mas neste duelo no rádio hoje (03), o Vivaldo foi melhor.

O MAL EDUCADO

O Dr Caio ao mencionar a Prefeita, disse que ela é ao inverso do seu esposo, onde ela é toda calminha e educada, ao contrario do esposo... Vixe!

 

Roncador: Ex Vereadores e dois vereadores cobram na justiça restituição de contribuição previdenciária

O Regime Próprio de Previdência Social do Município de Roncador, foi parcialmente condenado na ação n° 0000451-32.2008.8.16.0096 que tramita na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Iretama, em autos movidos por 12 vereadores ocupantes de cadeiras nas gestões de 1998 à 2004, entre eles dois atuais vereadores, o Edison José Pietroski e Ivo Kuchla.

Os demais ex-vereadores, são:
EDNA APARECIDA DE ASSIS KORPAN
 LUIZ ANTONIO ROSA
 ARLETE MARIA STEFANELLO
 JORGE JOSÉ DE MEIRA
 SEBASTIAO TEODORO DUTRA
 Jose Luzia da Fonseca
 VALDOMIRO WALTER SOBRINHO
ANTONIO DONIZETE DA SILVA
 JOÃO JACINTO DE OLIVEIRA
 JOSE LEAL SOBRINHO

Na condenação que ainda cabe recurso, a justiça entendeu que o Fundo de Previdência deve restituir as contribuições previdenciárias descontadas dos subsídios dos autores, na condição de vereadores, ou seja, na época em que os mesmos ocupavam cargos eletivos, cujo período compreende entre 28/05/1998 e 18/09/2004.

O Fundo Previdenciário, publicou neste dia 03/06/2016 o Contrato de Prestação de Serviços n° 003/2016, em que contrata os serviços técnicos do advogado Claudeir José dos Reis, para assessoramento jurídico justamente neste processo, o qual já do dia 01/06/2016 interpôs recurso quanto a decisão da condenação.

 

Roncador, 02/06/2016

Câmara publica relação de gasto com diárias no mês de maio

Foi publicado nesta quinta-feira (02) o relatório resumido de concessão de diárias da Câmara Municipal de Roncador, onde consta a informação de nove diárias ao todo, sendo que quem pegou recursos públicos para participar de cursos, foram os Vereadores Esmael Veloso dos Santos e Edison José Pietroski, bem como o Advogado Tiago Sehaber Ferreira, cujo o objetivo, era participar de curso que trata sobre “diárias, julgamento de Contas do Executivo e Nepotismo”.

No relatório não aparece os valores, mas nós fizemos uma pesquisa e os valores aproximados para estes três dias em que os vereadores ficaram em Curitiba, foram gastos, somam o valor de R$ 3.150,00 (três mil cento e cinqüenta reais).

Mais abaixo, dá para conferir o que já foi gasto com diárias, sem contar os valores acima, conforme consulta no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Roncador, na data de hoje.

 

 

Roncador, 01/06/2015

Seria Castigo ou Prêmio

O Vereador Ivo Kuchla que resolveu mudar seu lado político, ou seja, saiu da base da oposição para ir para o lado da situação, ganhou como brinde, à determinação de sua “Mandatária” a ordem de voltar a trabalhar.

Pela portaria número 160/2016, veio a revogação da portaria que dava direito ao Vereador e Servidor, de ter uma licencinha sem vencimentos, o que agora acabou e cabe a nós cidadãos, conferir de pertinho para ver onde o nobre edil vai trabalhar, eu disse, “T-R-A-B-A-L-H-A-R”.

E mais ainda, a Prefeita, determinou que o servidor comparecesse ao Departamento de pessoal para tomar ciência do local e horário de trabalho, como se o servidor neste caso, não soubesse quais são os horários para laborar.

E agora você cidadão, o que acha disto: é um premio ou um castigo que a prefeita está dando ao Vereador por ter mudado de lado:

Já tem quem diga, que isto é para evitar que o servidor possa ocupar seu tempo vago, para se caso for pré candidato, sair por ai pedindo votinhos. Como este povo fala!!!!!


Publicado na edição 9368 de 01/06/2016

 

Denuncia: Pedreiro denuncia suposta irregularidade em obra da Super Creche

“Caixa d’água pode não suportar peso e até ruir”

Foi isso que deu para entender em relação à construção da “caixa d’água” em obra da Super Creche em Roncador, que está na fase final de sua construção.

A informação veio a tona, através do Vereador Ronaldo Adriano (PSB), quando citou que em conversa com um dos Pedreiros responsáveis pela obra, o mesmo teria admitido que a fundação da obra, não está de acordo com o projeto e que pode até mesmo vir a ruir.

Para o Vereador, esta é uma informação muito grave e que se a Super Creche de Roncador for inaugurada com um problema deste e depois vier a acontecer algo mais grave, ficará a pergunta, porque algo não foi feito a tempo.

Segundo o Vereador fica a pergunta: o que haverá de ser feito? a quem culpar por um suposto erro na execução do projeto? Por isto que vem a público trazer esta notícia, que é seria e se forem corretas as informações prestadas pelo pedreiro, algo deve ser feito urgentemente.

O Vereador relatou ainda, que está tomando as providências cabíveis, vai acionar os órgãos competentes para que uma vistoria seja realizada inloco, já que se a fundação da caixa d’água era para ser de dez metros de profundidade conforme o projeto, e ela teria sido executada com apenas cinco metros de profundidade, portanto, cinco metros a menos do que o exigido no projeto,  isto compromete o conjunto da obra, oferecendo riscos e isso deve ser revisto e investigado se de fato aconteceu, bem como identificado quem são os responsáveis para esclarecer, evitando que algo de mais grave venha a acontecer no futuro, adiantou.

Nos próximos dias, mais informações a respeito deste fato.

 

 

Lançamento de novos serviços e deputado na reunião da Acicam

            Será a primeira reunião mensal comandada pela nova diretoria

   Nesta quinta-feira (2/6), a partir das 18h30min, será realizada a reunião mensal ordinária da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). Será a primeira reunião mensal presidida pela nova diretoria da entidade (Gestão 2016-2018), presidida por Paulo César Gomes.

   A pauta do encontro prevê o lançamento de três novos serviços oferecidos pela Acicam para os seus mais de 1.200 associados. Apenas na reunião serão divulgados quais são os novos serviços. A entidade já se destaca pelo vasto e variado portfólio de serviços disponibilizados, além do desenvolvimento de diversas ações de responsabilidade social.

   Fontes ligadas a mais antiga instituição empresarial de Campo Mourão adiantaram apenas que os novos serviços vão beneficiar os empreendedores associados de todos os portes, do micro empreendedor individual à grandes empresa. A implantação dos novos serviços foi viabilizada através de parcerias firmadas com várias instituições.

Convidado

   A reunião mensal da Acicam terá o deputado federal Rubens Bueno como convidado especial, que vai falar sobre o processo de impeachment contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, além de discorrer sobre a situação política do país e as perspectivas para a economia nacional.

 

Roncador, 31/05/2016

Motorista embriagado perde o controle e quase a vida na Rua Paranaguá

Mais um serviço de socorro por volta da 16:30, fez a viatura da Defesa Civil se deslocar até a Rua Paranaguá, para socorrer o motorista deste veículo, que segunda informações estava com sintomas de embriaguês.

 

 

 

 

 

SosRoncador
 
 
Todos os direitos reservados - SosRoncador